Colegas da Escola Açorianos e Companheiros
de Luta de Viamão:
Nossa caminhada foi muito alem do que podemos imaginar e faço minha avaliação dessa greve como positiva e de avanços, talvez não daquilo que defendemos a tantos e tantos anos e que continuamos na mesma situação, mas sim pelo nosso crescimento de grupo, de ideias, de convicções e de cumplicidade. Entramos de uma forma um tanto inesperada, afinal nunca na história de nossa escola a adesão de uma greve foi tão grande e forte e quando se viu surgiu uma grande união de grupo, politizados e firmes na batalha que vinha pela frente. Passamos três semanas desenvolvendo atividades com visitas a diversas escolas, onde acabamos de certa forma interferindo para que alguns colegas tivessem coragem para assumir a greve. Participamos de todos os atos e movimentos de manifestações, levando o nome da nossa escola para rua, sem medos e vergonhas, mostrando a cara e gritando por justiça e valorização profissional. Fomos visitar nossa comunidade escolar, de baixo de uma temperatura muito quente e fomos ouvidos por todos com uma resposta significativa através da boa presença de pais e alunos na nossa assembleia geral e com depoimentos de apoio e de incentivo pela nossa luta.
Mesmo que nossa assembleia geral da categoria tenha decidido pelo retorno com objetivo de nos fortalecermos e buscarmos estratégias de enfrentarmos esse grande inimigo que é o atual governo do RS, quero reforçar a grande vitoria da cidadania, da união de um grande grupo de escola que acabou envolvendo-se com outros colegas que lutam pelas mesmas bandeiras, da presença marcante de estudantes e pais ao nosso lado, das palavras de ordem gritadas com todo entusiasmo e dos momentos especiais que compartilhamos. Volto a dizer que não somos mais as mesmas pessoas de três semanas anteriores e mesmo que ainda tristes, decepcionados ou indignados, precisamos levantar a cabeça, a bandeira de luta e dizer a todos que NÃO TEMOS MEDO DE SER FELIZ, POIS ACREDITAMOS NA NOSSA LUTA HOJE E SEMPRE!
Professora Denise Ferreira - Vice-Diretora e Pedagógico da E.E.Açorianos
Agradeço por ter a oportunidade de trabalhar numa escola pública que possuí colegas de alta qualidade e acima de tudo amigos, companheiros e cúmplices de nosso trabalho diário!
ResponderExcluirAbraços Fraternos(de luta) a cada uma!!!
Denise Ferreira
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEssa escola faz a diferença em Viamão, tem muita força para fazer a cidade sair dessa "apatia" crítica, por aceitarem a urbanização irregular, com barreiras arquitetônica, onde a população é quem tem que se adaptar aos horários dos transportes e não as empresas se organizarem coforme a necessidade.... Acho que a cidade pode mais. Açorianos tornando os seus alunos, familiares, amigos critícos, buscando sua cidadania, mas esse discurso não está somente no plano de ações e sim na prática.
ResponderExcluirParabéns, amo essa escola!
A escola Açorianos é por se dizer um ambiente propício para convivencia de verdadeiros seres humanos. Os que por lá convivem, primam pelo respeito mútuo, valorização da amizade e sobretudo pela seriedade na condução dos trabalhos. A consciência grupal é tão latente e arraigada, que criou-se um termo que passamos a utilizar no nosso cotidiano: "Familia Açorianos". Familia essa que faz do trabalho uma alegria e da responsabilidade com a comunidade escolar, uma meta de vida profissional. Isso nos dá imensa satisfação. Digo "PARABÉNS". Tannuri
ResponderExcluirEu realmente fico sentida, pelo clamor da verdade, não ser ouvido por nossos governantes. Mas creiam, que fizeram a diferença em expor e lutar por seus direitos. Infelizmente nosso País gatinha ainda e alguns que o representam, não aceitam que só teremos um país soberano quando nossos educadores forem tratados como Mestres. Um dia tudo cresce. Eu tenho uma alma que é feita de sonhos. E creio neles! Um dia a sabedoria prevalecerá!
ResponderExcluirNo início da greve, tive medo de aderir, na hora de votar me mantive em cima do muro, não que fosse contra, pelo contrário, muito a favor, a favor de nossos ideais, de algo que nos pertence, (pois não pedíamos aumento e sim o cumprimento de algo onde o "poder" assinou e não cumpriu, reinvindicávamos uma educação digna ao nosso educando, de comprometimento), e me surpreendi pois, meus colegas aderiram a greve, fiquei muito feliz e vamos aos movimentos.... foram da minha parte 2 semanas movimentadíssimas, talvez de muito mais trabalho do que se estivéssemos na sala de aula, sabe fazer greve dá muito trabalho, e a "RAÇA" da ESCOLA AÇORIANOS era grande, era uma indignação que brotava dos nossos corações, que eu Taís acreditei que fosse dar certo, foi minha primeira greve, aprendi muito e pode parecer a muitos, que de nada adiantou, mas tenho a CERTEZA que na minha escola e pra mim foram dias de aprendizado e de valorização da minha classe, pois eu Taís, posso voltar pra sala de aula com meu educando, olhar em seus olhos e dizer o que sempre digo, "lutem, reinvindiquem sempre com respeito e educação, e nunca desistam de seus objetivos"... Estamos voltando, porque o nosso sindicato decidiu pela volta e não porque desistimos, pois somos VITORIOSOS E UNIDOS..... PARABÉNS A ESCOLA AÇORIANOS e seus diretores, principalmente a DENISE E SOLANGE que ao nosso lado estiveram sempre juntas acreditando e defendendo nossos ideais!!!! não tivemos vitória, mas mantivemos o nosso lema É GREVE, É GREVE, É GREVE ATÉ A VITÓRIA!!! Taís
ResponderExcluir